Realmente a fotografia está em um momento fantástico no Brasil.
Muita coisa boa acontecendo, festivais se fortalecendo e se profissionalizando, o Festival de Tiradentes, por exemplo, já tem data marcada para 2012,  entre 14 e 18 de março.
Bons livros estão sendo editados, e o surgimento de mais revistas falando sobre fotografia.
No momento a mais “badalada” e comentada é a revista ZUM. Revista de e sobre fotografia do Instituto Moreira Salles. “Uma revista contemporânea sobre a fotografia”, como diz o seu editor, Thyago Nogueira, numa entrevista muito interessante no Blog (sim, com B maiúsculo) OLHAVÊ, de Alexandre Belém. Realmente a revista é muito interessante.
Mas quero comentar de outra iniciativa que surgem pela cidade. Normalmente um jovem fotógrafo, começa a bater perna de redação em redação, para conseguir alguns freelas, eu que trabalho como editor há muitos anos, acompanho de perto esta maratona juvenil.
E na contra mão deste árduo caminho, Felipe Abreu, um jovem estudante de Audiovisual da ECA-USP, resolveu ousar e se jogar de cabeça na produção de uma revista de e sobre fotografia, visto pelos olhos de quem ainda desperta para o mundo das imagens, mas com segurança de quem sabe o que busca, e conseguindo apoio de bons profissionais.
Falo da revista OLD!!! Depois de 3 edições on-line, com ajuda de alguns parceiros, e uma vigorosa participação no Catarse, nasceu a primeira edição impressa. Talvez este seja um dos últimos resquícios de “velha guarda” na cabeça desse garoto. Agora, já  na quinta edição traz uma bela entrevista com Tiago Santana. Claro que ainda existe um longo caminho, algumas lapidadas, estudo para aumentar a bagagem deste jovem, mas seguindo a determinação que vejo em Felipe, isto é  só questão de tempo.

A seguir converso com Felipe, numa breve entrevista, para que ele mesmo conte da experiência de editar uma revista de fotografia nos dias de hoje.

Como surgiu a idéia, desejo necessidade, vontade?
Em 2008 comecei um blog que apresentava portfolios de jovens fotógrafos e analisava os trabalhos de fotógrafos consagrados. Depois de dois anos o blog foi acabando e eu quis mudar de formato. Nisso surgiu a idéia de organizar uma revista em um formato parecido. Fui atrás dos fotógrafos do blog e consegui montar quatro portfolios, que aparecem nas duas primeiras edições. Por falta de apoio o projeto ficou parado de setembro do ano passado até março desse ano, quando comecei a fazer uma matéria de Produção Gráfica na USP. Decidi então fazer eu mesmo o projeto gráfico da revista e publicar um primeira edição on-line. Com o imenso apoio do Luli Radfahrer, professor da matéria, a OLD cresceu muito e tomou forma, até sair a primeira edição em Maio desse ano.

Quem faz parte da equipe?
Eu faço a editoria da revista e preparo as entrevistas e portfolios. A Paula Hayasaki é a conselheira editorial, apontando caminhos interessantes para a OLD. O Filipe Werner está começando, junto comigo, a fazer a direção de arte da revista. Temos o Pedro Testolino que faz a parte de social media e o Tito Ferradans que faz, também junto comigo, a parte audiovisual da OLD.

Para o futuro o que esperar da OLD?
Queremos sempre crescer, trazer pessoas interessadas em fotografia para falar e mostrar seu trabalho, trazer novos parceiros e fazer as edições on-line e impressa terem cada vez mais leitores.

Os próximos entrevistados?
Agora em outubro, na OLD 5 entrevistamos o Tiago Santana, ficou ótima a entrevista! E estou negociando para  Novembro termos a CIa de Foto.

Onde encontrar a revista?
A OLD on-line está no Issuu e no blog do samba (www.sambaphoto.com.br/eusoudosamba ). A OLD impressa está nas principais faculdades e escolas de fotografia de São Paulo, em centros culturais, museus e galerias.

Quem são seus parceiros e apoiadores?
O nosso principal parceiro é o Sambaphoto, estamos escrevendo resenhas, fazendo entrevistas com os fotógrafos da casa e preparando uma série de vídeos para eles. Já estamos obtendo resultados muito legais, aumentando muito o número de acessos do blog. Somos parceiros também do Fora do Eixo, que ajuda com a distribuição e divulgação da OLD.